Feliz Dia do Amigo

Bem, hoje não é o dia do amigo. Hoje é o dia do guarda rodoviário, mas como no dia 20 eu ainda não tinha criado o blog, escrevo hoje meu texto sobre amizade. Sei, sei, já existem muitos textos sobre amizade, mas, esse é meu.

Geral já sabe que a amizade é muito linda, que tem que ser preservada, que ninguém vive sozinho, que precisamos de amigos, que ter amigos é essecial e blá blá blá. Então o que vou fazer aqui é relatar um pouco da minha experiência sobre amizade.

Desde pivete escuto minha mãe dizer: “olhe Rodrigo, amigo de verdade é pai e mãe, os outros são apenas colegas!”. Absorvia isso sem questionamentos e cresci acreditando que todos com quem me relacionava, eram apenas colegas, menos do que isso alias, eram os ‘coleguinhas de sala’, ‘coleguinhas do bloco’, ‘coleguinhas do interior’, enfim, mas não passavam disso. Acreditava que aquelas amizades não eram amizades, acreditava que eles em algum momento iriam me decepcionar, me chatear, me magoar. Acreditava que para ser amigo era preciso muitos anos de convivência. Acreditava que eu não tinha amigos, que aquilo tudo era de momento, não era profundo e nem verdadeiro. Durante muito tempo, essa era a minha verdade. Mas o tempo passa e aprendemos a criar nossos próprios conceitos, nossas idéias, ideais, opiniões e nossas verdades. Essas minhas crenças talvez tenha afastado algumas pessoas de mim, porque o que impedia de construir uma amizade mais profunda era eu mesmo, quando dizia abertamente e na frente da galera: “tu não é meu amigo, é apenas um colega.”, talvez, tenha eu magoado alguém com essas palavras que repeti diversas vezes. Mas certa vez, quando falei isso a uma colega, ela rebateu, também na frente de todo mundo: “Cala a boca, deixa de besteira, eu sou sua amiga sim. E sou sua melhor amiga.” Na hora, eu e ela rimos e continuamos nossa conversa numa boa, tranquilo. Depois, parei pra pensar sobre o que ela tinha me dito, refleti bastante e cheguei à conclusão que ela era sim minha amiga, era uma grande amiga e naquele momento, minha melhor amiga. Mas aí fiquei confuso, como ela era minha amiga se a conhecia à pouco tempo? Pois não tinha nem 1 ano que nos conhecíamos. E como ela era minha amiga se minha mãe disse que amigos eram apenas pai e mãe? Foi ai que percebi, que naquele ponto, minha mãe estava enganada. Amizade existe além da nossa família e independente do tempo que as pessoas se conhecem (como falei a uma recém amiga recentemente, o que conta é a empatia, a sintonia, a afinidade e não o tempo). Essa minha amiga, (essa anterior não, a 1ª, a que me mandou calar a boca) me mostrou e me fez acreditar na amizade. E pude enxergar que eu já tinha bons, verdadeiros e um número considerável de amigos. Percebi que da mesma forma que eu era importante para eles, eles eram muito importantes para mim. E foi mais ou menos nessa época que eu entrei para um grupo novo de amigos, uma certa Galera, e ali foi a ‘prova dos nove’. Naquela Galera conheci profundamente o valor de uma amizade, a importância de uma amizade. Pude ver, por exemplo, que mesmo você gostando de rock, um forrozeiro pode ser seu amigo, mesmo você sendo um nerd, pode ser amigo de um descolado, pude ver que amizade vai alem desses e de qualquer outro rótulo. E principalmente, percebi que quando o que liga você a esses amigos é Cristo, essa amizade é ainda mais forte, ainda mais verdadeira, ainda mais profunda. Hoje quando eu conheço uma pessoa, por mais diferente de mim que ela seja, por mais estranha que ela possa parecer, penso comigo, “podemos ser amigos!”, e vou sempre com essa intenção, sem receio, sem ficar com o pé atrás. Não tenho mais medo de me decepcionar, me chatear. Até porque, de que serve um amigo se ele não é capaz de perdoar. Hoje sei que não consigo me ver sem as minhas amizades, sem essas pessoas na minha vida. Pessoas que eu compartilhei e compartilho diversos momentos ao longo dos anos. Pessoas que estavam e estão sempre ao meu lado. Pra conversar, rir, trocar uma idéia, rir, discutir, curtir, ouvir, ficar em silencio, abraçar, beijar e fazer diversas outras coisas.

Hoje eu chego pra minha mãe e digo: “Mãe, você e minha família são meus eternos amigos, mas eu também tenho outros amigos, eu tenho muitos amigos, eu tenho grandes amigos, eu tenho verdadeiros amigos.”

Feliz Dia do Amigo a todos os meus.

6 comentários:

  1. Muito bom cara! O que vc escreveu é exatamente o que significa uma amizade verdadeira, ser amigo independente de todas as diferenças.

    ResponderExcluir
  2. Vc sabe que esse texto me deixou muito emocionada. Hoje cedo qnd li eu me lembrei desse dia e repito: " Eu sou sua amiga, sua melhor amiga". Foi ótimo lembrar desse acontecimento. Te amo mesmo :*

    ResponderExcluir
  3. Sua irmãzinha de longo tempo ainda está aqui, só não brinco mais de pregador nem sento mais na janela pra enrolar a mãe de lavar as louças... Saudades!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeei Rodriigo, o Texto ficou lindo viu?! Senti meio que um déjà vu qndo lii
    asiuhsauihiuash
    Parabéns :D

    ResponderExcluir
  5. É amigo... são sábias suas palavras. O tempo é mesmo o que menos importa... Foi assim com a gente!! Te adooro!

    ResponderExcluir