Não sei quem, nem quando, nem aonde e muito menos o porquê que começaram essa história. Não sei nem ao menos se isso é verdade. E nem vou atrás de saber se essa história é ou não verdade. Ouvi rumores que a equipe da Google responsável pelo Orkut no Brasil estaria de saco cheio devido aos problemas de pedofilia e outros problemas sexuais.
O que eu sei é que ultimamente andam falando muito nesse assunto de interesse nacional e extrema importância para a nação. Dezenas de comunidades na ‘rede ameaçada’ já foram criadas. Todas elas lamentando. Óbvio. E suplicando aos moderadores da rede social para desistirem dessa idéia. Tem umas até recolhendo ‘assinaturas’ (basta ser membro da comu para assinar, rsrsrs) para a anulação dessa decisão. Viu como é um assunto importante para a nação, até plebiscito existe para tratar do assunto. É uma mobilização impressionante.
Bem, volto a dizer, não sei se o Orkut vai realmente acabar. Sei que se isso acontecer vai ser o fim da vida de muita gente. E terá até um forte impacto até na economia do país. Alguém parou para pensar nisso?! Um exemplo: as pessoas não irão mais comprar câmeras digitais. Pra que tirar foto, se não tem mais o Orkut para postá-la? Pra que as meninas irão fazer chapinha no cabelo, senão vão mais tirar fotos em frente ao espelho. Alias, pra que espelho?! Desde a criação do Orkut ele teve sua função alterada. Conseguirá ele voltar a existir apenas para o propósito das pessoas se olharem enquanto se arrumam e para se observarem. Talvez isso gere até uma crise existencial nos espelhos. Vai saber. Os sites de frases, textos e descrições para perfil do Orkut irão à falência. O que será do namoro se o Orkut acabar. É, porque hoje em dia, sinônimo de compromisso sério é colocar ‘namorando’ no Orkut. Tem pessoas que mudam seu ‘relacionamento’ diariamente. Incrível o número de namoro que duram 3 dias. O fato é que acabando o Orkut, a procura por clinicas de reabilitação será intensa, assim como a procura por consultórios terapêuticos. Porque se o Orkut acabar, será o fim da ‘existência’ de algumas pessoas.
E a pergunta final: para onde irão os usuários do Orkut? O restante, aqueles que não enlouquecerem e nem se suicidarem.
O destino deles será o Twitter? (o que esta acontecendo?)
Ou o Facebook? (no que você está pensando?) Ou mesmo o My Space, Sonico? Google Buzz talvez? Quem sabe o Flickr? Não sei o que o futuro nos espera...
Eu sou usuário do Orkut desde faz é tempo, tenho minha conta desde 2003. Gosto do Orkut. Ressaltando alguns pontos:
1) indicação de amigos
2) código de confirmação para links
3) marcação em foto.
4) joguinhos
5) scrap com musiquinhas, coloridos e brilhantes.
Só que o Orkut nunca funcionou da maneira que planejaram. Um exemplo disso são as comunidades, fazer parte de uma comunidade não se trata apenas de gostar do titulo ou da descrição, a idéia era:' fazer parte da comunidade', trocar idéias, conversar e com isso sim... se socializar. Com o tempo as mudanças feitas na rede, tornaram ela uma rede confusa, cheia de coisas, diga-se de passagem, copiadas de outras redes, deixando ela de ser única. Talvez por isso tenha havido a perda de interesse no Orkut, por muitas pessoas.
O grande problema é a Orkutdependência, esse ‘vicio’ que algumas pessoas têm, sabe?!, esse lance de ficar 2 horas em frente ao PC e passar essas 2 horas somente acessando o Orkut. Mas apesar dos pesares, a Orkut é uma boa ferramenta de comunicação, uma boa maneira de se socializar e uma ferramenta de entretenimento eu diria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário