Ctrl C + Ctrl V

Existem pessoas que, como falei em posts passados, conseguem se expressar clara e inteligentemente acerca de qualquer assunto. Como falei também, sou fã dessas pessoas. Algumas delas, ao meu julgar, são os grandes pensadores dos tempos modernos. Um nome desses “Sócrates da era high tech” é Falcão.


Eu sei, ele é muito brega sim, mas talvez isso é o que diferencia sua linha de pensamento; e ele ainda é um dos pouco, quem sabe o único, que traduz o pensamento e o sentimento do nordestino, em especial do cearense, com precisão e destreza.


Pois é, essa semana eu tava lendo o blog desse gênio. E enquanto lia, eu refletia, pensava, ria e assistia a um programa que falava sobre descriminação. Foi então que comecei a ler um texto que tratava do mesmo assunto, descriminação.


A descriminação da qual falava o texto era em relação aos nordestinos, e o tema que gerou o triste debate foram as enchentes que ocorreram recentemente em Alagoas e em Pernambuco.


Não vou me estender mais. Abaixo segue o texto completo de autoria do Falcão, que expressou, melhor do que eu seria capaz, toda indignação e revolta que senti sobre o assunto.



"JABULANIS E FULEIRAGENS


Depois de um mês de vuvuzelas, jabulanis, maradonagens, dunguices, polvo vidente, e outras fuleiragens; e já com a cabeça e o coração agoniados de tanto ouvir falar em Eliza, e Mércia, e Bruno, e Macarrão, e Bispo, e Coxinha, e Bola, e cachorros comendo gente, e corpos boiando na lagoa; quando eu pensava que as coisas iam voltar à mesma velha pisada lheguelhé de antes, eis que me chega o Jornal do Commércio, de Recife, com a manchete: "Usuários do Orkut discriminam vítimas das enchentes no Nordeste". É que um grupo de brancos-loiros-olhos azuis, todos gente fina e educada do sul-sudeste do Brasil, num momento de ócio e reflexão, resolveu criar, no tal saite Orkut, uma comunidade sutilmente denominada "Eu odeio Nordestino", onde num fórum intitulado "Enchentes no nordeste", uma usuária de nome Julia Schemman, foi logo descarregando: "Acho que os cabeçudos vão vir em massa para SP, to muito preocupada com isso" (sic), no que foi corroborada por um tal de Thiago Luiz, que escreveu: "Eles vão falar que perderam tudo na terra deles e vão procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco ou virar mendigos no centro da cidade" (sic, também). Respirei fundo e continuei lendo, até quando o diário pernambucano arrematou a história me informando que ainda teve um elemento de alcunha Thomas Rebel, que vomitou: "Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal q não sabe nadar" (sic, de novo).

Dá pra ter paciência com uma idiotice dessa qualidade? Dá pra acreditar que só é satânico quem tortura, mata e desossa a amante? Dá pra dizer que só está errado quem convoca e escala Felipe Melo, pra seleção brasileira?

Pelas cinco chagas de Mané Valentino, quem souber me responda: Que diabos é que se passa na cabeça desse povo? Será que eles ainda acreditam naquele velho bodejado nazista, que a cor da pele, ou o lugar onde nasceram os torna melhores?"


*Você só é melhor do que eu, se for melhor do que você.*


Fiquei revoltado e indignado e até com um pouco de pena ao pensar que por mais moderno que seja o nosso mundo, ainda existem pessoas com inteligência de um Neanderthal e com uma mentalidade hitleriana, e se julgam melhores ou superiores por causa de sua cor, sua conta bancaria, o lugar onde mora, seu sotaque ou qualquer outra coisa. RIDÍCULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário