Faz-me Rir

Vez ou outra aparece nos noticiários algum ‘famoso de fama internacional’ fazendo alguma piadinha sobre o Brasil. O último a fazer isso foi o Stallone recentemente. Os brasileiros ficam sabendo e logo bate o patriotismo, de forma forte, comparado aquele que toma conta da nação no período de copa do mundo. Indignados com a piada, com o piadista.

Eu sinceramente não to nem aí. Isso quer dizer que não sou patriota? Que não defendo meu país? Que não gosto do meu país? Claro que não. Quer dizer que não sou hipócrita. Vejo pessoas dizerem nessas situações: “ Que piada horrível, sem graça. Odeio esse cara. Ele se acha. É bem ele e o país dele.” E essas mesmas pessoas são as autoras de frases como : “Eu voto em branco. Odeio política.” Quer patriotismo mais contraditório?

Outra coisa, ao meu entender, as pessoas só fazem piadas com quem tem alguma importância. (com exceção das piadas sobre o Acre / rsrsrs). Nunca ouvi piada sobre Papua Nova Guiné por exemplo. E talvez o que deixe as pessoas mais irritadas é saber que as pessoas que fazem as piadas, tem razão. Pelo menos em parte. Até mesmo como já disseram: “toda piada tem um fundo de verdade.” Mas mesmo sabendo que tem verdade na piada, não admitem elas serem feitas. É aquele velho sentimento que rola entre irmãos: “Eu posso fazer piada com meu irmão, mas não permito ninguém falar mal dele.” Fazemos isso diariamente com os gaúchos, paulistas, cariocas, cearenses, baianos, com o Acre também (Acre? Onde fica?), e nem nos damos conta; e não ficamos só dentro do Brasil; quem nunca riu de uma piada de português que atire a primeira pedra. Será que os portugueses ficam tão irritadinhos assim com as piadas? Certeza que não. Sabem e entendem o que quer dizer a palavra PIADA (são bem inteligentes do que as pessoas pensam não?!?!).
No lugar de se estressar por conta de piadas que dizem que aqui só tem cocaína e prostituta (com falou o Robbin Williams por exemplo) devíamos era cobrar dos governantes melhor combate ao trafico de drogas, a prostituição, a violência, entre outras muitas coisas. No lugar de xingar o Stallone por ter dito que você vai no Brasil e explode tudo que nós vamos agradecer, devíamos era lutar pro melhor educação, pra não permitir que as pessoas sejam tão alienadas.

Mas aqui é diferente. Não queremos e nem aceitamos piadas que nos exponha. Que aponte nossos defeitos. Mas recentemente ainda, foi proibido aos humoristas fazerem piadas com os políticos. É, só eles podem rir da gente. Faz-me rir!!

Um comentário:

  1. É aquela coisa: o Stalone meteu o dedo na ferida e rodou... Isso é fato. Ainda bem que quem ouviu se angustiou. Se da angústia partir um senso de transformação, eu serei a primeira a agradecer ao Stalone... O falso moralismo aliado ao comodismo é o problema. Não me faz rir mais não, Brasil. Oremos.

    ResponderExcluir